A moça que veio de longe foi a primeira telenovela a atender os anseios dos telespectadores, que queriam um destino feliz para a mocinha, Maria Aparecida, interpretada por Rosamaria Murtinho, em sua estréia na televisão.
Foi a estréia de Hélio Souto, que vinha do cinema, fazendo o par romântico com Rosamaria, que passou a dividir com Tarcísio Meira e Carlos Zara o título de galã da televisão na época.
Ivani Ribeiro transgrediu o original argentino e assumiu totalmente a condução da trama, acrescentando mais capítulos e dando desfechos diferentes aos personagens.
Com essa história, Ivani Ribeiro assumiu o posto de principal escritora de teledramaturgia no Brasil naquela época.
Em 25 de julho de 1964, a Excelsior promoveu a "Grande Noite de Autógrafos" no Ginásio do Pacaembu, em São Paulo, com as estrelas de A moça que veio de longe.
Depois do sucesso em São Paulo, a telenovela foi exibida na TV Excelsior do Rio de Janeiro, e o último capítulo foi encenado ao vivo no palco do programa "A cidade se diverte", em 17 de agosto de 1964. A orquestra deveria dar a deixa para as bailarinas entrarem e o par romântico terminar com o beijo, mas a orquestra não tocou e Rosamaria Murtinho e Hélio Souto tiveram que prolongar o beijo por mais de um minuto!.
Rosamaria Murtinho.... Maria Aparecida
Hélio Souto.... Raul
Flora Geny.... Teresa
Lourdes Rocha.... Miriam
Sílvio Francisco.... Pedro
Neuza Amaral.... Regina
Lourdinha Félix.... Lenita
Maria Aparecida Baxter
Renato Master.... Henrique
Wilma de Aguiar.... Conceição
Ivan Mesquita.... Nestor
Edmundo Lopes
Nívea Maria
Bentinho
Cleyde Blota
Gilberto Sálvio